Psicólogos disponibilizam atendimento voluntário para vítimas das enchentes no RS

As inundações decorrentes das intensas chuvas no Rio Grande do Sul têm impactos que vão além do material. Os danos psicológicos serão percebidos a curto, médio e longo prazo, conforme especialistas consultados pela CNN.

Miriam Alves, presidente do CRPRS (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul), destaca as reações emocionais e comportamentais esperadas das vítimas, como tristeza, angústia, raiva, choro, preocupação com o futuro, falta ou excesso de apetite e insônia.

Para lidar com a demanda de apoio psicossocial às vítimas das enchentes, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) está cadastrando profissionais da área médica e psicológica para compor um grupo de voluntários aptos a ajudar os municípios afetados.

Em um abrigo em Porto Alegre, a psicóloga clínica Camilla Rodrigues relata a mudança de foco dos afetados, inicialmente preocupados com estoques de alimentos e roupas para, posteriormente, enfrentarem a angústia causada pela perda de entes queridos, animais de estimação e pertences.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A maioria dos atendidos por Rodrigues são pessoas que perderam tudo devido às enchentes, percebendo a completa destruição de suas casas. O apoio psicológico visa acalmar os afetados, oferecendo suporte prático e orientações sobre recursos disponíveis e a reconstrução de redes de apoio.

Profissionais de saúde que atuam no resgate e acolhimento das vítimas também são impactados emocionalmente. A psicóloga Helen Barbosa dos Santos enfatiza a importância da capacitação desses voluntários para lidar com as vítimas de forma adequada, respeitosa e eficaz.

A Secretaria Estadual de Saúde está cadastrando profissionais de saúde, incluindo psicólogos, para auxiliar nos municípios afetados. O CRPRS disponibiliza orientações e capacitações para os interessados em ajudar. A colaboração pode ser feita em unidades de saúde, hospitais e outros serviços de saúde, mediante registro no conselho de Psicologia.