Por que o fracasso é a melhor ferramenta para seu filho – A importância do erro no desenvolvimento da criança

Nova Jornada: Enfrentando Desafios e Crescendo

Após ser deixada por suas três colegas de quarto, a filha de uma amiga precisava encontrar um novo lar. Enquanto buscava um novo apartamento durante o semestre, ela também lidava com o luto pela perda de seu grupo de amigas, questionando seu próprio valor e se perguntando se conseguiria fazer novas amizades. Chegou até a considerar mudar de faculdade.

A separação inicialmente parecia um desastre, conforme sua mãe compartilhou em nosso clube do livro recente. No entanto, ao perguntar sobre sua filha, a mãe se encheu de orgulho. A jovem havia feito novas amizades e estava genuinamente feliz em sua nova vida.

Embora tenha sido uma montanha-russa emocional, tanto a mãe quanto a filha reconheceram o valor dessa experiência em retrospectiva.

Aprendizados Importantes para Pais e Filhos

Pais muitas vezes compartilham das alegrias e agonias de seus filhos. Desejamos protegê-los de falhas, mas sabemos que essas experiências são cruciais para o crescimento. Não existe uma solução mágica para evitar as dificuldades da vida.

Lições Retiradas da Adversidade

Em meu trabalho recente, entrevistei pais sobre experiências de seus filhos com diversos tipos de falhas, desde dificuldades acadêmicas até problemas sociais. A maioria dos pais reconheceu o valor dessas experiências, recusando a ideia de apagá-las do passado.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Embora no calor do momento muitos desejem eliminar a dor do fracasso, olhando para trás, vemos que essas adversidades são essenciais para o desenvolvimento e o crescimento.

Superando Desafios e Crescendo

Assim como o exercício físico nos fortalece, o fracasso nos fortalece emocionalmente. É necessário um equilíbrio entre enfrentar desafios e superar adversidades para crescer e amadurecer.

Em vez de evitar que nossos filhos enfrentem dificuldades, devemos ajudá-los a lidar com essas situações, permitindo que aprendam e cresçam a partir delas.

O Papel dos Pais na Jornada

Os pais não podem proteger seus filhos de todas as adversidades, mas podem auxiliá-los a enfrentar e superar os desafios. Seguindo um processo de três etapas – conter, resolver e evoluir – os pais podem orientar seus filhos no caminho do crescimento e amadurecimento.

É fundamental permitir que os filhos aprendam com suas experiências e evoluam a partir delas, sem que os erros passem a definir quem são.

*Nota do editor: Michelle Icard é autora, educadora e palestrante sobre parentalidade. Seu livro mais recente, “Oito contratempos que podem tornar uma criança um sucesso”, está disponível em todas as livrarias.