Que fobia tem o Cascão?

Fobia - AblutofobiaO Cascão é um personagem da Turma da Mônica criado por Maurício de Sousa em 1961, inspirado em um garoto real que Maurício conheceu que estava sempre sujo e levava esse apelido. Sua principal característica é estar sempre sujo e ter medo de banho e água. Esse dado levanta uma discussão, o que o Cascão tem é Ablutofobia ou Hidrofobia?

 

ABLUTOFOBIA

            ablutofobiaPrimeiramente é bom sabermos o que é FOBIA. Nós já explicamos isso em nosso post sobre Fobofobia e se você ainda não o leu é recomendado que leia antes de ler esse aqui. Mas resumindo a coisa, fobia é um medo exagerado e irracional de alguma coisa ou lugar. Isso faz com que a pessoa evite situações que a aproximem do objeto temido. Assim recordado, vamos à Ablutofobia.

            A Ablutofobia é uma fobia específica e é o medo persistente e exagerado de se lavar, de tomar banho ou mesmo de limpeza!

            Por mais que seja comum crianças não gostarem de tomar banho, isso aconteceFobia - Ablutofobia normalmente por que é uma atividade que tira o tempo de brincar delas, além de ser uma atividade “chata” que elas não compreendem o motivo de realizar. Mas se os sintomas persistem por mais de seis meses, se há um grande terror presente na hora do banho e se isso se estende para outros tipos de limpeza, pode ser Ablutofobia e é indicado procurar ajudar profissional.

            Pessoas que sofrem de Ablutofobia podem evitar o banho por longos períodos e chegar a ficar meses sem se lavar, evitam nadar e ficam excessivamente ansiosas quando na tentativa de se lavar.

            Bom, isso parece bastante com nosso personagem querido, Cascão, não é? Mas e a Hidrofobia?

 

HIDROFOBIA

          Fobia - HidrofobiaA Hidrofobia inicialmente era conhecida como Aquafobia. Porém, por conta de um famoso sintoma da raiva (doença infecciosa causada em mamíferos que também é conhecida como hidrofobia) em que a pessoa expulsa todo líquido que ingere e cria aversão a ingestão de líquidos (pois há paralisia e espasmos dos músculos de deglutição), a Aquafobia passou a ser chamada de hidrofobia.

            Inicialmente a Aquafobia entendia o medo doentio de águas profundas. Pessoas acometidas evitam piscinas, rios, lagos e quaisquer meio de transporte via navegação. Além de sentirem grande sensação de terror apenas ao se aproximar ou ver uma piscina ou o mar. Isso é derivado do medo de se afogar. Porém, estudos mais recentes compreenderam que casos mais extremos fazem com que a pessoa evite até mesmo banheiras ou chuveiros e duchas.

 

MAS O QUE TEM O CASCÃO, AFINAL?

            Compreendendo as duas fobias específicas, podemos dizer que o Cascão é acometido por uma combinação das duas coisas. Isso porque além do conhecido medo de limpeza e banho, Cascão evita a qualquer custo piscina e rios. E em uma tirinha até disse que tinha medo de sujeira nas ruas, que podem entupir os ralos e causar enchentes, e ele tem pavor de enchentes.

Esse “combo” de fobias não é incomum, visto que mais de 75% das pessoas fóbicas possuem mais de uma fobia. E faz bastante sentido que as duas fobias do nosso querido personagem sejam tão próximas. As fobias se desenvolvem, na maioria das vezes, através do contato direto ou indireto com um evento traumático. Podemos imaginar então que Cascão sofreu um evento traumático que envolvia água E limpeza.

 

EXISTE TRATAMENTO PARA O CASCÃO?fobia cascão

O tratamento psicoterapêutico é bastante eficaz para fobias. Há diversas técnicas que podem ser utilizadas nesses casos. Além disso, em casos muito extremos e de difícil tratamento, há a possibilidade de uso de medicamentos que controlem a ansiedade. Então fiquem tranquilos, nosso amiguinho pode ser ajudado!

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario