O que é o Dia Mundial da Saúde?

Esse dia é comemorado no dia 07 de abril por coincidir com a data de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS, ou World Health Organization – WHO, em inglês), que é uma agência especializada em saúde que tem por objetivo desenvolver a saúde de todos os povos ao seu nível máximo. Inclusive, foram eles mesmos que resolveram criar essa data comemorativa por compreenderem sua importância.

Mas por que é comemorado o Dia Mundial da Saúde?

Esse dia não surgiu do nada e não é um dia bobo, como pode parecer para alguns. A OMS compreendeu que saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade. Uma pessoa que não está doente também não está necessariamente saudável.

“A Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.”

Isso foi compreendido em 1946, dois anos depois a agência percebeu a importância de conscientizar a população a respeito desse conceito de saúde e dos diferentes fatores que afetam a qualidade de vida da população. Com isso foi criada essa campanha e todos os anos desde 1948 comemora-se, na presente data, o Dia Mundial da Saúde. Isso é importante, ainda, para que as pessoas saibam o que envolve saúde no âmbito dos direitos do cidadão. A campanha aproveita, ainda, para alertar sobre os principais problemas que podem atingir determinadas populações.

Com isso, devemos todos ter em mente que muito além de não estarmos doentes, para estarmos saudável precisamos estar vivenciando um completo bem-estar. Por isso, eu como psicóloga reforço: cuide de seu emocional, seu mental. Caso não esteja vivendo um bom momento nesse aspecto, procure um psicólogo, o profissional irá te ajudar a lidar com essas dificuldades. Assim como cuidamos do corpo temos que cuidar da mente.

            Um ótimo Dia Mundial da Saúde a todos!

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario