Dia do Psicólogo: Por que essa data e o que comemoramos?

Dia do Psicólogo

            Hoje, 27 de agosto, é comemorado o dia do Psicólogo no Brasil. Mas o que estamos comemorando e por quê essa é a data escolhida?

História

            Nessa mesma data, no ano de 1962, João Goulart, que era o Presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119, que finalmente tornava a psicologia, de direito, uma profissão. Isso só aconteceu graças a mobilização e determinação de diversos profissionais da área na época, que lutaram para que isso se tornasse realidade.

Mas, não foi em 1964?

            Há uma grande confusão quando as datas. Mas a lei foi sancionada em 1962. O que acontece é que teve que esperar até janeiro de 1964 para ser regulamentada (Decreto 53.464). E apenas 7 anos depois, em 1971, foi criado formalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Necessidade e Origem

Consulting patientPsicologia deriva do grego “psyche”, que significa mente ou alma e “logos” que significa conhecimento, razão, estudo ou razão. Assim, Psicologia pode ser compreendida como estudo da mente ou ciência da alma, uma de suas definições mais antigas. Ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana.

            Durante toda a história da humanidade, o homem buscou compreender questões existenciais e, para tal, a filosofia se ocupou de procurar respostas para quais questionamentos. Mas ainda faltava algo, por mais humanas que fossem as posições da filosofia, elas falavam sobre o homem num coletivo, numa sociedade. Surge então, no século XVI, o termo Psicologia, que buscava uma definição mais aprofundada do que o ser coletivo do homem, buscava compreender o homem indivíduo, suas angústias e inquietações.

O Profissional da PsicologiaWhat do you see?

Quando comemoramos o dia do Psicólogo, não estamos, de forma alguma, comemorando apenas o profissional que trabalha em consultório, fazendo o atendimento clínico.

            A presença e atuação de profissionais da Psicologia é importante e rica nas mais diversas áreas. Há o trabalho em escolas, em empresas e corporações, em hospitais, em pesquisa, no esporte, na educação, na área jurídica e em diversas outras.

            Por isso nesse dia parabeniza-se os profissionais que atuam em todas essas e em muitas outras áreas.

Parabéns a todos os psicólogos do passado, por todas as lutas e conquistas, parabéns aos psicólogos de agora, por manterem e desenvolverem apaixonadamente essa área tão bonita e importante, com ética e respeito pelo outro. Não menos importante, parabéns aos futuros psicólogos, que são o futuro de nossa profissão e possibilitarão que ela avance e conheça ainda mais a mente humana, possibilitando ajuda eficaz aos homens.

            Parabéns Psicólogos, pelo seu dia!

Sobre a autora

Priscilla Figueiredo

Priscilla Figueiredo é Psicóloga de orientação Psicanalítica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua na área da saúde como psicóloga clínica. Para disseminar seu conhecimento, criou o Psicologia Para Curiosos e escreve artigos regularmente aqui no site.

Deixe seu comentario